24 de set. de 2010

Xique baratinho


O manguebeat, movimento musical surgido no início dos anos 90, em Recife-PE, mudou para sempre a história da música popular brasileira, introduzindo a fusão, até então inédita, entre rock e influências regionais. Inspirado neste movimento, o Xique Baratinho busca equilibrar elementos da cultura alagoana com gêneros universais.

“Xique Baratinho” o disco, é uma mescla de coco de embolada, rock, funk e outras influências. Levadas suingadas, guitarras pesadas e a utilização de uma flauta doce fazem o trabalho soar como se fosse o Jethro Tull cantando coco de embolada, sendo acompanhado por Flea (Red Hot Chilli Peppers) no baixo. O resultado é inusitado, mas bastante interessante.

Dentre as faixas, há algumas releituras de cocos tradicionais como Arataca, Puia em desafio e Alto da Corana, o que reforça a proposta de universalizar a cultura de raiz. As letras são divertidíssimas, com destaque para Puia em desafio, que é de matar qualquer um de rir! Um verdadeiro clássico do coco de embolada.

Em geral, o clima do disco é bem leve e descontraído, mas há alguns momentos pesados como Almirante Aragão, faixa que mistura levada de funk com riffs de guitarra setentistas, e Elemento Peste, faixa que une suingue, guitarras pesadas e até thrash metal, trazendo em sua letra uma mensagem de revolta.

Parodiando a letra de Elemento Peste: “E aí, véio? Você vai ficar parado aí? Liga esse som e vamo metê bronca!”.


No link para download além do disco  oficial da banda tem também um bonus, um disco ao vivo que mostra bem o quanto pesado é esse som, preparem os ouvidos e curtam bastante.


link para download: http://www.sendspace.com/file/xbdm8o

Nenhum comentário: